[ATL]Salgueiro encanta a Sapucaí com “Harry Potter” e muito mais

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Desfile da escola de samba Salgueiro

A Acadêmicos do Salgueiro foi a penúltima escola do grupo especial do Rio de Janeiro a entrar na avenida da Marquês de Sapucaí na madrugada desta segunda-feira (15) para tentar defender o título – a equipe venceu o Carnaval do ano passado. E para essa missão escolheu contar a história da literatura desde os primórdios, com os escribas que viviam de fazer cópias de livros, até fenômenos recentes desse mercado como o arrasa quarteirão Harry Potter.

As 36 alas e os sete carros alegóricos retrataram histórias épicas de heróis, mitos e deuses, romances de donzelas e cavalheiros, poesias das conquistas da navegação portuguesa, contos de fada e ficções científicas. O carro abre-alas homenageou Johannes Gutenberg, criador do processo de impressão com tipos móveis e que foi importantíssimo para que os livros fossem produzidos de forma mais rápida. No abre-alas havia 55 integrantes da Intrépida Trupe, além de artistas do Cirque Du Soleil, que passaram boa parte dos 82 minutos de desfile fazendo malabarismo de cabeça para baixo, mas ainda assim cantavam o samba.

O segundo carro da escola representava as bibliotecas. Quatro moças presentes na alegoria distribuíram livros como Pequeno Príncipe, Poemas de Amor e Muito Além do Segredo. A literatura brasileira também esteve presente no desfile: o Sítio do Pica-Pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, foi representado em um carro que tinha a boneca Emília em uma escultura de 9 metros de altura.

Harry Potter, série da escritora britânica J. K. Rowling, também foi mostrada em um carro alegórico, que veio com O Xadrez Bruxo de “Harry Potter e a Pedra Filosofal“.

Você pode conferir muitas fotos da Salgueiro na avenida neste link. Confira a letra do samba-enredo Histórias sem fim. Vamos atualizar com mais fotos e vídeos em breve!

Fonte: R7, UOL.

ATUALIZAÇÃO: Uma fã fez uma gravação direto da transmissão aberta da Rede Globo do momento do desfile do Carro Alegórico, Harry Potter e a Pedra Filosofal – O Jogo de Xadrez da Salgueiro e postou no YouTube, onde podemos ver neste link.

0 comentários:

Postar um comentário

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter e o Enigma do Principe

Harry Potter e o Enigma do Principe